18 de ago. de 2009

Citação do dia: Lacan

"Somente os cretinos imbecis, do tipo do senhor Blondel, o psiquiatra, podem levantar objeções, em nome de uma pretensa consciência mórbida inefável da vivência do outro, ao que não se apresenta como inefável, mas como articulado, e que como tal deveria ser recusado em razão de uma confusão que provém de as pessoas acreditarem que o que não se articula está mais além, quando não é nada disso: o que está mais além se articula."
Isso diz um pouco da nossa pretensa parolagem sobre o que achamos que vemos, quando é o que não vemos que pode dizer alguma coisa... e, por mais que diga, nunca digo por completo, uma vez que é o inefável.

Um comentário:

Javier Ortiz I. disse...

Lacan tbm é um cretino... de outra forma não perceberia isso no sr. Blondel... porém, a cretinice dele está impressa, não a esconde, apenas não a auto-afirma como sua, não de maneira consciente...Por essas e outras que a cretinice lacaniana é mais honesta e aceitável, porque ele a coloca a nossos olhos e fazemos nossa escolha... diferente de Blondel que fala as coisas como quem sabe delas, cuspindo uma verdade cretina, que só um outro cretino poderia deflagrar... ou pior, que outros cretinos disfarçados e desconhecedores da própria cretinice, a aceitam como verdade...