28 de ago. de 2015

Uma pontuação de Valor

"O valor não se dá por si mesmo, senão pelo que se agrega". Acordei com a frase do meu analista latejando do lado direito do meu cérebro. É interessante como certos conteúdos filosóficos e sempre muito óbvios adquirem uma presentificação de efeitos palpáveis no curso de uma análise.
Valor equivale a uma coragem; há sempre o risco do depósito, da responsabilidade que é sua por depositar no objeto algo que é seu. É sempre arriscado não receber de volta, embora o retorno que vem só pode vir na forma de uma falta (a-riscado), pois que um sujeito só pode trocar porque não possui.
Penso agora naquela pessoa angustiada, se debatendo por não querer aceitar que não é completa, evitando desperdiçar seu precioso valor nos objetos. Talvez o medo do retorno da falha, que viria a denunciar a sua própria, é que a paralise. E penso também na minha teimosia em tentar agregar valor lá onde não existe espaço para isso.
Penso, ainda, em muitas outras coisas. Mas já cansei de escrever. O valor deste delírio depositado aqui é o retorno do eco vazio.

3 comentários:

Psicóloga Auria Carolina Amadori disse...

É aterrorizante ouvir certas coisas... Sendo tão bom poder culpar o outro.

Marcos Filho disse...

Seus textos parecem uma crítica a minha pessoa. Penso que está pensando em mim. Não pagarei nada e me isento da culpa.

Isso foi irônico. Não foi. Talvez. Quem sabe?

Faz alguns anos que penso no que posso oferecer como cocô. Antes de construir essa imagem, sentia que não podia oferecer nada de bom. Engraçado como mudou sem mudar. É difícil confiar nos outros sabendo que não dá para confiar neles.

Realmente eu fico paralisado. E sou teimoso. E temo o eco vazio.

Vani disse...

A coisa continua a mesma, mas sua significação mudou, acho que é isso que quis dizer...achei divertida e produtiva a sua fórmula de construção, em pensar como cocô aquilo que pode dar; mas, alerto, você só pode dar a sua falta...no caso, seria uma constipação, mas com cara de diarréia kkkkk