3 de jun. de 2010

O Solista

Saber que a vida não tem sentido não é para qualquer um. Para ser poético, é um dom pelo qual se luta constantemente, infindavelmente. Se me expresso melhor, queria mesmo dizer que o dom está em continuar vivendo sob essa ameaça, se assim posso chamar a falta-a-ser. Dói e por isso não se arrisca nem dizer, porque a palavra é ela própria uma ameaça, um prelúdio de ação, que mesmo assim age. Uma vida sem sentido. Parece que era isso que o ávido homem tentava evitar. O medo de perder a sanidade. Medo de se escutar  nessa posição de vazio. "Não vejo a quem culpar", diz Mr. Lopez, o deus. E quem poderia ser o culpado, se o próprio deus não o é? "Não vejo nenhum resultado a esperar, não acredito que valha a pena; cansei de tentar, desisto", complementa ele entre lágrimas. E eu ratifico-lhe a visada. "Não podia parar o terremoto; não pode consertar a cidade; e nunca vai curar Nathaniel", desfere à queima-roupa a ouvinte, que então se fez falante, porta-voz da incompletude na anunciação de nossa mediocridade. Nos resta só-listas: coisas para fazer, coisas que queremos e pelas quais nos enganamos, coisas que somos, sozinhos. Carregar nosso passado a tiracolo, num carrinho de supermercado, sabendo que nada há além de nossas próprias fantasias.
Nota: Filme "O Solista", 2009.

3 comentários:

Patricia Castagna disse...

Isso dói. É estarrecedor só pensar e quanto mais o dizer e muito mais o ME OUVIR DIZER!!!
Ter esta certeza nem que seja inconsciente, que o nada existe onde não existe o significado, pois não podemos significar o que não conhecemos.
Além da minha fantasia, além daquilo que me guia, além do mal entendido do dito.
Nascemos sós e morremos sós.
E para além disso, nada.

PS: Assistirei no fds o filme.

Javier Ortiz I. disse...

so-listas...hehehe... boa sacada, demoraria um bom tempo em pensar nisso... pensei no dis-curso, que discutimos com o amigo historiador... listas e cursos... fazeres e caminhos... objetivos, todos tangentes ao organizador comum, nossa Sociedade do capeta-lismo... Fora disso, só lágrimas, choramos como crianças, ou como no outro filmes "choramos pelo rabo" num ataque repentino de diarréia... hahahaha...

Vani disse...

Kkkkkkkkk; era chorando pelo ânus :p

Le malentendu...