6 de fev. de 2010

Vamos todos dar as patas

_Então quer dizer que o bicho pensa?_ morria em gargalhadas João, operário e ateu, adepto ao cepticismo desde que se reconheceu. As aulas de catecismo a que fora obrigado a ir não haviam tirado a dúvida da sua cabeça e desde então começou um balé, pulando de crença em crença, de clube em clube, buscando por algo... que nem ele mesmo sabia o que era. E no final era isso, João apenas não conseguia acreditar em nada. E a descrença servia-lhe como escapatória da angústia da dúvida, pelo menos em parte.
Naquele dia em que ouviu o colega falando sobre como um cão tinha para ele mais valor que um amigo, que o cachorro amava incondicionalmente e fazia de tudo para o dono se sentir a pessoa mais importante, a estrépita gargalhada não lhe foi possível segurar. Não que nunca tivesse ouvido isso, mas é que agora percebia o fundo de sentido que isso continha.
Mas João estava acostumado; pegou suas coisas, a caixa de ferramentas e saiu silenciosamente, sem esperar resposta. Já as tinha todas. E acreditou febrilmente nelas.

5 comentários:

Doidus disse...

O caso então é que pouca ciência afasta de Deus e muita ciência nos aproxima dele, indo pela tua linha lógica, já que os cachorros são pensantes, rindo-se quem quiser ou não, e se existe cachorro pensante, existe Deus pra botar cérebro neles e nunca mostrar o lugar onde se coloca pilhas em seres vivos! VIVA A NATUREZA!!!

Javier Ortiz I. disse...

interessante, gostei desta parte "pegou suas coisas, a caixa de ferramentas e saiu silenciosamente"... aliás, destaco a "caixa de ferramentas", seus instrumentos, suas respostas...fechados em uma caixa, transportando com ele, nela, seu saber o que fazer...do qual ele não tem certeza, mas com ela faz seu laço e vai deslizando no mundo... atrás de suas "respostas"...rs

Jozieli disse...

haha e os Joãos brotam por todos os lados. Adorei!

E realmente, as pessoas não gostam do amargo. O seu cometário me fez pensar, e me peguei pensando: "será que eu não era melhor antes?". A resposta ainda não veio.

Gostei da roupagem nova (visual e textual) do seu blog, parabéns.


:)

Jozieli disse...

"das coisas que a gente mata pelo caminho a bem de um propósito que, pensamos nós erroneamente, seria melhor...". Sem falar das que plantamos pelo caminho... E eu não teria descrito melhor!

Jozieli disse...

Obrigada :)